sábado, 6 de novembro de 2010

uma viagem

Já fazem alguns dias que não escrevo nada no blog. Muito mais por fraqueza espiritual - criatividade zero - do que mesmo por razões maiores. Até pensei em falar algo sobre a vitória da Dilma, ou mesmo sobre aquela mocinha infeliz que mandou matar afogados os nordestinos... pobre criaturinha sem cultura e sem inteligência, provavelmente mesmo até sem mãe - é a típica filha de chocadeira. Mas não, não me empolguei sobre tais temas. Já estava cansado do clima tenso dessas eleições e não estava disposto a perturbar-me ainda mais com isso.
Porém, bem que eu queria dizer que não escrevi porque estava viajando. Na verdade, longe disso eu estava, mas bem que eu queria. E conversando ontem com o Saddam (não o Hussein, o Barroso), resolvi pensar numa viagem que gostaria bastante de fazer. Daquelas que vem um entrevistador e pergunta: "Uma viagem?", e eu de bate-pronto responderia: "No tempo!". E é exatamente isso. (Re)Descobri o quanto gosto de história (estou sempre (re)descobrindo isso). Deve ser uma veia hereditária. Meus pais são pesquisadores inveterados de histórias da família, árvores genealógicas, pesquisam as cartas das câmaras de suas cidades natalícias. Enfim, a viagem que eu mais gostaria de fazer e que provavelmente nunca farei é uma viagem no tempo. Não precisava nem ir para outras terras. Eu podia ficar aqui, bem paradinho. Bastava retroceder alguns anos. 20 anos. Depois 30. 40. 50. E assim eu ia tendo minhas impressões reais sobre o passado, essa cidade cada dia mais distante que possui sua fisionomia filtrada pelo funil do tempo...

3 comentários:

Belle disse...

Você me convidaria para um passeio matutino na Praça do Ferreira? Ao ainda familiar Passeio Público? Eu aceitaria... Iria adorar também voltar uns 10 anos e te encontrar lá na Praia de Iracema pra conversar, beber uma sangria e comer um pedacinho do céu;-)

Nanquim disse...

Eu ouço Ednardo e o pessoal do ceará e volto no tempo da cidade
Eu ouço o poro do Bora ( http://www.cearaautoralcriativo.blogspot.com/ )
E vivo um tempo novo pra essa cidade.
Gosto disso, e aprendo a gostar também da cidade do hoje.
Vem cá, tu já viu A Máquina, o filme do João Falcão?

Unknown disse...

ei, vou na tua casa dia desses....
quero ver as camisas.
Seguinte, deixei um selo pra ti no meu blog.Explicações lá.

Não escreves mais?

Postar um comentário