quarta-feira, 22 de junho de 2011

Poesia de monturos

Sou apaixonado por esse prédio...


Quero viver-te tudo de novo. O que já viveu. Vê-lo emergir desse banho de pátina que o desamor te deu. Queria tirar essa máscara onde escondes sei lá o quê. Mas sei que o que imagino vai muito além da tua capacidade de não ser. Mais. Ser mais. Lugar é vento, nascendo ao sol, crescendo. E quando, de dentro para fora ergueres teus pés, uma aurora de cores quentes: amarelos, vermelhos, ocres; queimados ao sol, lambidos de vento. Aprisionados nessa caixa de pandora às avessas, em que os males aprisionam os bens; em fios, cimentos, tijolos... E tu não vens, não vens... simplesmente. Só o tempo, egoísta, chupando tuas carnes, cuspindo teus caroços e nos escarrando teus bagaços.
Mas espero vê-lo um dia (é preciso sonhar)! E viver é sonhar! Pois quero viver-te tudo de novo, nobre abrigo de ruínas, resplandecendo sob nova manhã, tecida e tingida dessa poesia de monturos...


"Rua Conde D'Eu, n. 462


O edifício se encontra em frente à Sé, na esquina da Travessa Crato, é um prédio de dois andares, com proporções elegantes e com profusa decoração. Tem 16 portas, (com elegantes molduras encimadas por elementos florais e marcadas ao seu centro por uma chave de arco), no andar superior correspondentes ao andar térreo, já alteradas. Destaca-se ao balaústres fundidos que só decoram a parte anterior, sendo internamente planos. Sua fachada possui elementos decorativos geométrico e são arrematadas por um coroamento discreto e elegante no centro e nas esquinas do edifício.


Dados gerais:
Endereço: Rua Conde D'Eu, 462
Bairro: Centro
Nome conhecido: Casa das Redes
Proprietário: Tereza Távora


Classificação cultural:
Época da construção: primeira metade do século XIX
Data da construção: desconhecida
Autor: desconhecido
Estilo: eclético
Uso original: comércio
Uso atual: comércio"


Retirado de: Guia Arquitetônico Fortaleza Centro, de José Capelo Filho e Lídia Sarmiento

Nenhum comentário:

Postar um comentário