quarta-feira, 22 de setembro de 2010

teketon

Quando eu morei na Espanha, em 2007, fiz um semestre de arquitetura por lá, em um convênio entre a Universidad de Valladolid e a UFC. Durante esse período cursei a disciplina Proyecto del Paisaje II, com o professor Darío, a quem quero tecer aqui rasgados elogios. Foi um dos melhores professores que já tive. Além dessa disciplina cursei com ele Arte Contemporáneo e também foi muito interessante. Ele tem um jeitão meio maluco de ser, desses caras que estudaram muito e um parafuso afrouxou. Tem no computador tantos arquivos relacionados com arte quantos você puder imaginar, logo suas aulas são bastante recheadas de exemplos, entre gravuras, quadros, filmes, músicas, raridades e vai além! Pra lhes dar uma idéia, ele fez a mãe dele costurar uma colcha de cama imitando a colcha de cama criada pela Sonia Delaunay, aquela do Simultaneísmo, esposa do Roberto Delaunay, ele a levou na aula para que a víssemos! Pois bem, nas aulas de jardín, ele passou três projetos diferentes pra gente, em três escalas diferentes: um jardim residencial, outro maior, urbano, do tamanho de uma quadra e o último seria um bosque, que acabamos fazendo outra coisa. Porém, o mais interessante é que cada um teria uma peculiaridade: o primeiro teria de ser inspirado em uma música, instrumental, e de autores contemporâneos. Deveria ser apresentado em vídeo que deveria falar por si, nós mesmos não poderíamos apresentar nada. O segundo uma maquete, um jardim de esculturas, tínhamos que escolher 5 esculturas entre uma lista de autores apresentada pelo próprio professor. O tema do terceiro seria um filme. 
Estou postando isso porque mexendo nos meus arquivos descobri o vídeo do primeiro trabalho. Vou colocá-lo aqui. Fiz o trabalho junto com a Samara, que também viajou daqui, fomos colegas aqui e lá e também dividimos morada por lá. Escolhemos uma música sensacional, do Steve Coleman, chamada "The Mantra". Cada compasso da música tem 9 tempos, a cada ciclo de teketons vocês podem contar 9 pulsos! Conheci essa música também com o Heriberto Porto, aquele que me gritou a campanha das árvores frutíferas (acho que um dia terei que fazer uma postagem falando só sobre ele!). Vou colocar a música também. O projeto ficou dando a impressão que está faltando alguma coisa porque nós tínhamos entendido que deveria durar por volta de 1 minuto. Demos um jeito de acabar logo... Podem criticar à vontade!



2 comentários:

Unknown disse...

ai jisus, como eu ouvi esse "teketon" a distancia! rs

o resultado ficou interessante paca! a textura parece sonho. e os compassos dividem o trabalho como se ele fosse um poema...

Belle disse...

Quanto ao projeto do jardim em si, fiquei curiosa para vê-lo de uma maneira geral, ver o resultado final, sabe?! Não sei se é necessário, mas fiquei curiosa. Pode ser bobagem minha... curiosidade é curiosidade, né?!

Quanto ao vídeo, achei estranhamente incrível! Muito criativo. Super conceitual. Adorei a música, as imagens... e vi ali uns cataventos movendo... Vou dizer uma coisa: catavento é sua marca!Saberei reconhecer um projeto seu em qualquer lugar!

Muito criativo

Postar um comentário