terça-feira, 28 de setembro de 2010

vamos harmonizar comidas x músicas?

Primeiro eu queria dizer que confirmo a teoria da Isabelle. Realmente leitores de blogs gostam de comida. Todas as minhas postagens sobre comidas tiveram muitas visualizações - bem mais do que a grande maioria. (Eu também devo dizer que fiz um brownie para colocar fotos aqui, mas ele acabou antes mesmo de eu conseguir tirar uma mísera fotografia...). Porém surpreendeu-me a quantidade de visualizações do post Mary and Max. Não sei se foi pela animação ou pelo Top5, de qualquer modo, isso me deu uma idéia que eu queria desenvolver com os leitores desse blog, mas pra isso eu vou precisar de comentários, se não quiserem colocar suas caras e seus nomes, eu liberei comentários anônimos viu! Então vamos lá, a idéia é a seguinte: hoje aqui em casa o prato do almoço foi feijoada. Só o cheiro da feijoada já lembra samba e cerveja gelada. Então é isso, do mesmo modo que os enólogos e os chefs gastronômicos harmonizam vinhos e comidas, eu quero propor aos musicólogos e/ou puramente apreciadores de músicas e comidas que passeiam virtualmente por essas bandas, a harmonização de músicas e comidas. Vamos fazer isso através de Top5. Eu vou procurar as 20 mais votadas, montar um cd, criar uma capa Top20 do Blog Arquitetura Interior e disponibilizar aqui mesmo para download. Vamos começar pela feijoada. Qual sua lista Top5 de músicas para se ouvir comendo feijoada?
Vou começar...

1. Feijoada completa (Chico Buarque) - essa é meio óbvia mas tem que ter né...
2. O poste da esquina da rua Jorge Lima (do disco Azambuja & Cia... não sei quem são os autores, acho que o Chico Anysio e o Arnould Rodrigues com certeza estão metidos nisso)
3. Aquele abraço (cantado pelo Tim Maia)
4. Morena de Angola (aquela versão que o Chico canta junto com a Clara Nunes)
5. Prece a Xangô (afinal, é sua comida favorita... De Roberto Ribeiro, com Clara Nunes)

Acho que é isso... ainda tô propenso a mudar coisa ou outra. Se eu me lembrar melhor depois eu mudo!
Vamos lá turma, força!
Abraços!

8 comentários:

Unknown disse...

se é pra brincar de ser dj, tô dentro! rs

como feijoada é samba, suor e cerveja, pensei em montar uma lista mais negritude, borogodó, ziriguidum, balacobaco!

bom, tem que ter ao menos um afoxé (a la clara nunes - a versão de "ijexá" com o gilberto gil é espetacular!!), um samba-enredo (daqueles antigões, quando o carnaval na sapucaí ainda era mais legítimo, tipo "aquarela brasileira" e "a lenda das sereias rainhas do mar"), dois sambas de mesa cláaaaassicos (estilo martinho da vila, zé keti, riachão, noel, adoniran e por aí vai...) e, claro, um pagodão-básico de raiz (algo como zeca pagodinho e jorge aragão)!!!

João Lucas disse...

ótimo! mas cadê tua lista Top5? quero 5 nomes de músicas!

Unknown disse...

ok, ok! vamos lá:

1- mantenho "ijexá", nessa versão com gil que falei;

2- tb quero deixar os 2 sambas-enredo: "aquarela brasileira" e "a lenda das sereias rainhas do mar", ambas foram cantadas pela império serrano (a primeira em 1964 e a segunda em 1976), entao é obrigatório que sejam as versões originais;

3- "casa de bamba", do martinho e "feitico da vila", do noel - como ambas são de vila isabel, tá valendo!;

4 - impossível deixar cartola de fora: "tive sim" (a fatia triste do samba);

5 - como a essa hora já vai estar todo mundo bebado mesmo, essas duas servem pra cantar bem alto (que jogue a primeira pedra quem nao souber de cor): "deixa a vida me levar", do zeca e "eu e voce sempre", do jorge aragão.

sim, tenho sérias dificuldades de selecionar apenas 5! rsrs

Belle disse...

João,

Bóra fazer uma feijoada AGORA!!! Me empolguei!

Taí meu Top5:

1- Mentira - Chico Buarque
2- Sábado é o dia dos bêbados - Isac Cândido e Marcus Dias
3- O mar serenou - com Clara Nunes
4- Casa de bamba - Martinho da Vila
5- Eu bebo sim - com Elizeth Cardoso

Belle disse...

Tem muita música boa pra harmonizar com feijoada... difícil escolher só 5.

Belle disse...

Já mudei meu top5. tá difícil. vou pensar melhor aqui... depois coloco um em definitivo.

Xico disse...

Segue a lista:
- Bagaço da laranja - Zeca Pagodinho
- Quem ouvirá - Pitanga em Pé de Amora
- A roda morreu - Casuarina
- Samba do grande amor - Chico Buarque
- Sequestraram minha sogra - Bezerra da Silva

Unknown disse...

Vou dar meu pitaco!! Adoro feijoada...
1. Feijoada completa - Chico Buarque;
2. Canto de Ossanha - Vinicius de MOrais;
3. Deixa isso pra lá - música do Jair Rodrigues, versão cantada por Lulu Santos;
4. Pretinha - Seu Jorge;
5. Água da Minha Sede - Zeca Pagodinho, pode ser também na versão da Roberta Sá. As duas são boas.

Postar um comentário