quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mussum, o original

Para tentar dar uma mãozinha em meus leitores "mudos" (parece que só a Caroline tem coragem de se arriscar em um Top5, que apesar de estar mais pra Top10, tá muito bem escolhido!) vou colocar aqui um vídeo que recebi de um camarada meu, camarada desses pra qualquer hora, pra qualquer parada, o Xico. Pode ser que colocando esse vídeo, ele próprio sugira seu Top5... Vamo lá galera, a gente pode inclusive combinar uma feijoada só pra inaugurar o cd, hein!? Que beleza!?
Falando um pouquinho do vídeo, é um desses programas Ensaio, da Tv Cultura. Só que esse é de 72. Antigão, preto e branco. Parece até que era um tempo bom. O Mussum fala nas travas da chuteira do Pelé, numa época que o Pelé ainda dava o ar de sua graça nos campos desse país. É um sambão sensacional, feito pelos originais do samba e que é a cara da feijoada. Podem provar! Bom apetite!


Ps.: quando eu cheguei lá pela Espanha e que não tinha onde ficar, não tinha onde morar, quem me salvou foi Jesus. Calma! Não é nada disso! O sujeito que topou alugar um apartamento pra mim - estudante, estrangeiro e só por 6 meses -, se chamava Jesus. O apartamento era ótimo, bem localizadíssimo, e o melhor: o Jesus também era dono de um bar! O bar se chamava Zócalo e de certa feita ele me convidou para montarmos uma festa brasileira. Ótimo, até que ele disse que eu ia fazer as caipirinhas. Cheguei lá, ele estava com uma garrafa de uma cachaça mineira estranhíssima, sabor rapadura e um litro de Ypióca empalhada. Já tinham meses que eu não colocava uma gota de cachaça na boca (quando eu entrei na faculdade de arquitetura me disseram que doença de arquiteto só são duas: lordose e cirrose...) e eu adorei ver aquela musa empalhada - quem lê isso pensa que eu sou um bebedor inveterado, a bem dizer, um alcólatra... mas já não mais! Foram arroubos da juventude! E mandou eu escolher qual cachaça usaríamos nas caipirinhas. Fiquei com a Ypióca e ainda ganhei um litro de presente. Enfim, tudo isso para dizer que corri pra tentar descobrir uma boa receita de caipirinha e consegui. Ficaram excelentes e agora repasso pra vocês (tudo por um bom Top5 de músicas pra se ouvir comendo uma feijoada!)

1 limão
1 colher (de sopa) de suco de limão
4 colheres de açúcar
1 pitada de sal
e 2 doses de cachaça

Olhem só como é legal. Cortem o limão em cubos pequenos, da espessura de um dedo. Daí, mistura com o suco de limão e machuca tudo, pode ser com um socador. Depois coloca o açúcar e a pitada de sal, mistura e deixa descansando por uns 10 minutos. Depois divide isso em dois copos, coloca a dose de cachaça, um gelinho, enfeita o copo com uma fatia de limão e é correr pro abraço! Bastante bom!
abraços!

2 comentários:

Unknown disse...

eita! "tonio carlo", o "mumu da mangueira"! rsrs! muito bom!

"originais" é um classicão maravilhoso! ah, assim vou aumentar minha lista, po! na versão deles, ponho: "com que roupa" e "fita amarela".

agora, pra avacalhar logo tudo, e de uma vez por todas, vou acrescentar "os cariocas", s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-i-s, as musicas "senhora liberdade" e "todo menino é um rei". versoes daquele vinil da capa amarela cujo nome me foge...

Unknown disse...

já cheguei a top20?
ainda nao?!
entao vou pensar mais!!!
rsrs
vale?!
venga!!

Postar um comentário