domingo, 26 de setembro de 2010

para peidar e sapatear no carnaval!

Venho desde já falando do carnaval, porque temos planos para o próximo. Conversando com meus camaradas lá do Rio, o meu amigo Burger (Burgos!) e o genial Gabriel, ambos sujeitos sensacionais, engraçadíssimos e pirados, combinamos de criar um bloco tanto para o pré-carnaval aqui em Fortaleza, quanto para o carnaval mesmo, lá no Rio de Janeiro. A uma altura dessas, eles nem devem se lembrar disso, mas como eu disse que ia fazer o hino do bloco, estou lembrado de tudo!
Em primeiro lugar, deve ser visto o motivo, o tema principal. Partimos de um livro muito bom, chamado "Café-da-manhã dos campeões", do escritor norte-americano Kurt Vonnegut. O livro é fantástico, escrito para algum extra-terrestre que venha conhecer a Terra. Cheio de desenhos explicativos e muito engraçados, define uma visão interessantíssima do nosso planeta. Enfim, não vou aqui falar do livro nem tecer uma crítica literária, vou apenas apresentar um trecho em que um escritor no livro, chamado Kilgore Trout, que escreve textos de terceira categoria, que só são publicados em revistas pornográficas, escreve uma ficção científica, em que um extra-terrestre chamado Zog, vem à Terra trazendo informações sobre a cura do câncer e a paz mundial. Acontece que no planeta do Zog, as pessoas se comunicam apenas através de peidos e sapateados. Um certo dia ele pousa sua nave espacial em Connecticut e logo avista uma casa pegando fogo. Corre pra dentro da casa para avisar aos donos que estão correndo perigo. Lá, começa a peidar e sapatear e então, o dono da casa mata o Zog acertando sua cabeça com um taco de golf.
Depois disso, resolvemos brincar nosso carnaval peidando e sapateando, que nem o Zog. Talvez não alcancemos a cura do câncer e nem a paz mundial, mas só ter a idéia já nos rendeu muitas gargalhadas.
O bloco se chamará, pois, "Peidando e Sapateando". Imaginem a divisão dos naipes da bateria: ovos pra esquerda! Feijão na direita! Repolho no fundo! Breque! Entram os sapateadores. Dá até pra ver como se fosse um filme daqueles musicais de Hollywood. Uma câmera aérea dando um vôo rasante sobre a multidão, sapateadores risonhos, dançando, dando voltas nos postes da rua, segurando-os com uma mão. De repente entra o naipe do ovo, depois o batidão grave, a turma do repolho. Depois, como que um solo de tamborins, a turma do feijão...
Vou parar de viajar nessa história. Vou mostrar aqui minha primeira idéia para o hino. Aí está.

Ps.: enquanto eu escrevia isso, assistia na tv ao debate entre os candidatos à presidência, na record. A cada vez eu gosto mais do Plínio. Ele peidou e sapateou nesse debate.


Peidando e Sapateando
(João Lucas)

Pra você que veio de fora
Veio montado num cometa
Resfresque seu Vonegut
Me acompanhe e não se perca
Reponha carga nas pilhas
Ponha sebo nas virilhas
E conheça o meu planeta

Peidando e sapateando!
Peidando e sapateando!
O meu mundo é uma beleza
Quando peido e sapateio!

Resplandece a alegria
Tem jazidas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
E pôde feliz cantar
Quando viu todo esse povo
Peidar e Sapatear!

2 comentários:

Belle disse...

Muito bom! Quero participar desse bloco! hahahahah

Ei! Ontem foi anunciado no Fantástico o início das inscrições para o Fstival de Marchinhas. Vi muito rápido... Tenta saber mais detalhes. Quem sabe "Peidando e Sapateando" será a grande campeã 2011!!!

prurrrrrrrrr

Belle disse...

Quem vai ser o maestro? Tu vai ser o regente?
E o porta-estandarte?

Serão distribuídas máscaras de oxigênio para crianças até 2 anos de idade? Ah! Tem que ter uma ala educativa/preventiva com placas "é proibido fumar", "é proibido riscar fósforos num raio de 10km", etc...

Postar um comentário