segunda-feira, 13 de setembro de 2010

um instrumento sinestésico




Quando eu estava desenvolvendo meu projeto de graduação, o tão famigerado P.G., que lá na arquitetura tem gente que chega a passar mais anos nele do que ao longo do curso, conheci durante minhas pesquisas um instrumento musical incrível chamado Theremin. Eu estava lendo um livro chamado "Sinestesia, Arte e Tecnologia - fundamentos da cromossonia", escrito por Sérgio Roclaw Basbaum; se não me engano esta era sua tese de doutorado, e nesse livro, o autor se mostra bastante interessado no efeito da sinestesia, que é aquele pessoal que, por exemplo, escuta colorido ou que sente o sabor do que vê. Desenvolvendo suas idéias, ele termina por sugerir um programa computacional em que ele faz relações entre a música e as imagens, de modo que tudo o que ele toque possa também projetar certas cores e imagens. É bastante interessante. Mais interessante ainda é o instrumento que ele propõe usar para isso: o Theremin. Sua descrição wikipediana é a seguinte: "O teremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos. Inventado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Termen (conhecido também pela forma francesa do nome: Léon Theremin), o teremim é único por não precisar de nenhum contato físico para produzir música e foi, de fato, o primeiro instrumento musical projetado para ser tocado sem precisar de contato, pois é executado movimentando-se as mãos no ar. Apresentado pelo próprio inventor em 1920, o instrumento opera através do princípio da produção de efeito heteródino em dois osciladores de frequência radiofônicos e consiste de caixa com duas antenas externas, uma que controla a altura, e outra, o volume, ao redor das quais o músico movimenta suas mãos para produzir som. O teremim também tem versões com teclado e com espelho, como o dos instrumentos de corda."

Porém a grande representante do Theremin, foi, se não me engano, a neta do inventor Léon Theremin, a musicista Clara Rockmore, e é com ela o fantástico vídeo que vou postar a seguir. Espero que aproveitem! (Notem os móveis, o quadro, as roupas... Imaginem-se netos ou sobrinhos dessa mulher, chegando de mansinho, com todo o medo do mundo na casa dela! Por isso que esse instrumento é sem dúvida sinestésico: mesmo que a gente não veja cores ou formas a gente sente algo a mais que é o medo!...)


4 comentários:

Unknown disse...

isso existe mesmo? de verdade?
pois eu digo e vaaaaaaalha!!!!!

Unknown disse...

apresentei teu bogle pra minha irmã paulista...
Mas eu pergunto o mesmo, isso aí é sério? não é putaria não?

Nanquim disse...

Sério? E cadê o video?

João Lucas disse...

cuma?

Postar um comentário